Parceria firmada entre a Defesa Civil de Tabatinga, Instituto Nacional de Defesa Civil e Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru beneficiará o Estado do Amazonas

25/08/2017, sexta-feira

Fotos: Divulgação DC

A defesa civil de Tabatinga realizou no dia 17 de março um intercâmbio com a defesa civil peruana, na cidade de Iquitos. A comitiva brasileira foi recebida pela doutora Ana Carola Rios diretora do INDECI e posteriormente pelo senhor Alfredo Carrasco Montañez chefe da defesa civil no departamento de Loreto (Amazonas). O encontro ocorreu na sede da INDECI e na e na sede da defesa civil de Loreto, o principal tema abordado foi sobre as ações de defesa civil na fronteira.

Segundo o secretário da defesa civil de Tabatinga, Sr. Gildasio Araújo da Silva, durante o intercâmbio foi fechado o compromisso de no mês de outubro de 2017 realizarmos no município de Tabatinga o I Encontro Amazônico Internacional para Ações de Defesa Civil na Tríplice Fronteira.


Foi fechado também parceria com o Senamhi – Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru, onde diariamente receberemos informações sobre o monitoramento hidrológico e meteorológico do país vizinho, o qual influencia diretamente nas condições hidrológicas do Rio Solimões, a partir dessas informações a defesa civil de Tabatinga bem como as demais secretarias dos municípios na Calha do Rio Solimões poderão realizar antecipadamente ações preventivas relacionadas à cheia e estiagens do rio.
Durante entrevista o prefeito de Tabatinga Sr. Saul Nunes Bemerguy, enfatizou a importância deste tipo de encontro para o município, pois trata de soluções pontuais na tríplice fronteira, que afetam não só Tabatinga (Brasil), mas Peru (Isla Santa Rosa) e Leticia (Colômbia). A exemplo podemos citar a ação de saúde que ocorreu no último final de semana entre Brasil e Colômbia, onde foram atendidas aproximadamente 6 mil pessoas.

Texto: Equipe DC