Defesa Civil lança projeto "Defesa Civil Começa na Escola"

25/08/2017, sexta-feira

Fotos: Divulgação/DC

O Projeto “Defesa começa na escola Civil na Escola” é um projeto educacional no âmbito municipal, destinado ao público juvenil a ser desenvolvido na rede municipal de ensino do município de Tabatinga, visando formar e preparar os jovens; tornando-os multiplicadores do que é defesa civil e do que cada um pode fazer e como cooperar nas ações preventivas; estimulando, sensibilizando e envolvendo a comunidade, especialmente os pais.

A proposta de inclusão de Noções Gerais de Defesa Civil e Percepção de Riscos em comunidades escolares, corresponde à questão importante, urgente e presente sob várias formas da vida cotidiana, é necessário que conteúdos relacionados com a segurança global da população, com a redução dos desastres e, sobretudo com a redução das vulnerabilidades dos cenários e das populações sejam difundidos, pois nenhuma comunidade está imune a ocorrência de desastres.
Portanto, o que se pretende é construir um processo educativo vivido pela sociedade, pelas famílias, pelos jovens, pelos alunos e educadores, feito de forma ativa as atividades de prevenção, como forma de preservação da vida e do meio ambiente.

Foi realizada uma reunião de sensibilização com os coordenadores e secretario de educação para apresentar o projeto e selar aliança.

Foi realizada uma capacitação para gestores e professores das escolas onde seria implantado o projeto e assim também sensibilizá-los para receber os instrutores e apoia-los junto aos alunos.

O projeto é composto de 13 lições, uma por semana, com duração de 50 minutos cada uma, ao longo de quatro meses, com os temas: Conhecendo a Defesa Civil; Voluntariado; Defesa Civil na Escola; Plano de Evacuação em caso de Emergência; Defesa Civil na Comunidade; Lar seguro; Acidentes Domésticos; Autoproteção; Primeiros Socorros; Fogos de Artifício e Balões; Acidentes de Trânsito; Períodos de Chuva; Períodos de Seca;
Temas como: cidadania, meio ambiente: água, poluição e lixo serão desenvolvidos pelo Agente de Defesa Civil.

Será feita a elaboração dos Mapas de Ameaças, Vulnerabilidades e Recursos das áreas que envolvem as escolas, a partir dos conceitos de ameaça, vulnerabilidade e recurso; experiências e sentimentos que possuem os alunos e professores.

Também será realizado exercícios como: a sinalização da escola para rota de fuga, simulado do plano de evacuação, simulado de primeiros socorros e visita à seção de contra incêndio.

Implantação dos Núcleos Escolares de Defesa Civil, com objetivo de incentivarem a educação preventiva, organizarem e executarem campanhas preventivas e cadastrarem os recursos e os meios de apoio existentes na comunidade escolar e no seu entorno.

A avaliação do Projeto sera feito pelos os professores e pais de alunos, por meio de questionários.

Ao final do Projeto faremos a formatura, onde o aluno receberá um KIT Agente Mirim de Defesa Civil – Defensor da Vida (carteirinha de identificação, certificado, boné, camiseta).

Atendemos 1.324 alunos.

O projeto funciona na escola Municipal Jociedes Andrade, Anexo do Ibret, Escola Municipal Ambrosio Bemerguy, Anexo Wesleyana, Escola Municipal São Sebastiao e no Peti.


Texto: Equipe DC